Blog de Música
25 de Fevereiro de 2014

“A Próxima Estrela” é um concurso de talentos, co-produzido pelas Sociedades de Desenvolvimento e pelo Club Sport Marítimo, apoiado pelo JORNAL da MADEIRA como um dos media partners. A ideia consiste em promover o talento regional, dando uma oportunidade única aos jovens madeirenses (e menos jovens), de mostrarem os seus dotes em variadas vertentes artísticas, como a 

dança, música, stand up comedy, teatro ou poesia. O concurso terá quatro castings que decorrem no Fórum Machico, Casa das Mudas da Calheta e Centros Cívicos do Porto Santo e Estreito, uma forma de, segundo Maria João Monte, fazer um uso eficaz das infraestruturas criadas e ajudar a descentralizar este tipo de eventos. A fase de castings decorre entre 15 de Março e 5 de Abril, terminando a 17 de Maio de 2014, com a Final no Estádio do Marítimo, nos Barreiros. Fonte: Jornal da Madeira

 

publicado por Correcaminhos às 11:02
tags:
Boa noite, o meu filho participou no casting de Machico, não passou, mas venho aqui vos dar os parabéns pela vossa iniciativa, e fazer duas criticas que gostava que as vissem como construtivas de forma a tornar uma próxima edição mais justa.
1-Tomei conhecimento durante o casting de Machico, que na anterior audição, foram ouvidos cerca de 60 ou 70 concorrentes e que foram escolhidos 15 (cerca de 20%). Neste casting em Machico foram 121 concorrentes dos quais igualmente 15 foram selecionados para passar à próxima fase (12%). Permitam-me que discorde deste sistema. Ou escolhem todos aqueles que acham que têm potencial, ou um residual equivalente em todas as audições colocando um numero máximo de participantes, e aí escolhem o mesmo numero de concorrentes que passam (como parece ser o caso dos 15), ou escolher um percentual do numero de concorrentes (para mim esta seria amais correta ).
Desta forma arriscam a fazer uma seleção de 100% (se pensam escolher 15 concorrentes no Porto Santo), se lá aparecerem somente 15 concorrentes.
2-Do que foi dado a observar no casting de Machico, cada concorrente foi avaliado somente por um elemento do júri. Os três jurados, com conhecimentos aprofundados em Dança, Teatro e Canto, tentaram sempre que uma destas componentes artísticas surgia faziam com que o especialista o avalia-se. Mas como a grande maioria foi na vertente de canto, o júri foi avaliando à vez, para não sobrecarregar a senhora jurada Lisa, com conhecimentos mais abalizados em canto, que teria de avaliar cerca de 90% dos concorrentes. Resumindo: Cada concorrente foi avaliado por um só elemento do júri, e cada elemento do júri terá avaliado cerca de 40 concorrentes.
Exatamente aqui está a maior injustiça deste Casting.
Uma vez que os concorrentes caíram aleatoriamente a cada Jurado, a qualidade dos candidatos não ficou distribuída. Por exemplo, existem probabilidades de para um Jurado terem caído 10 potenciais candidatos à passagem, mas este jurado só escolheu 5 em 40. Da mesma forma que outro jurado pode ter avaliado 40 concorrentes todos eles menos capazes do que os concorrentes que o outro jurado teve de deixar de fora, mas escolheu 5 na mesma.
Digo isto porque no final, cada jurado chamou 5 concorrentes, daqueles a que falou no fim de cada atuação , e foi notário durante as audições que só o Jurado que falava ao concorrente, preenchia uma folhinha...
Acho que deveriam corrigir esta situação, já no Porto Santo e os 3 Jurados a pontuarem todos os concorrentes , independentemente de quem fala no final ao concorrente, de forma a todos serem avaliados de igual forma, e ser a qualidade o fator de escolha.
Meus Parabéns à iniciativa.
Obrigado a todo o pessoal afeto à organização pela forma acolhedora que receberam e interagiram com os concorrentes e público.
Grande obrigado ao Júri pelo seu trabalho.
Mais uma vez, insisto, vejam nestas palavras uma crítica construtiva.

Muito Obrigado

José Ilídio Aguiar
José Aguiar a 31 de Março de 2014 às 21:51
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
27
28
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários