Blog de Música
08 de Outubro de 2005

Tom Jobim 
Tom Jobim na década de 50
Links: Site Oficial|Clube do Tom|Video1|Video2

GAROTA DE IPANEMA

Letra: Vinicius de Moraes
Música: Tom Jobim
Intérpretes: João Gilberto
Existem mais de duas mil versões registadas


Olha que coisa mais linda mais cheia de graça
É ela a menina que vem e que passa
Num doce balanço caminho do mar
Moça de corpo dourado do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar


Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
E que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse que quando ela passa
O mundo sorrindo se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor
Por causa do amor...


A verdadeira Garota de Ipanema
por Vinicius de Moraes


0001pe40

"Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mas todos a chamam de Helô. Há três anos atrás ela passava, ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, em demanda da praia, e nós a achávamos demais. Do nosso posto de observação, no Veloso, enxugando a nossa cervejinha, Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa. O ar ficava mais volátil como para facilitar-lhe o divino balanço do andar.
E lá ia ela toda linda, a garota de Ipanema, desenvolvendo no percurso a geometria espacial do seu balanceio quase samba, e cuja fórmula teria escapado ao próprio Einstein; seria preciso um António Carlos Jobim para pedir ao piano, em grande e religiosa intimidade, a revelação do seu segredo.
Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica para os ouvintes estrangeiros.
Ela foi e é para nós o paradigma do bruto carioca; a moça dourada, misto de flor e sereia, cheia de luz e de graça mas cuja visão é também triste, pois carrega consigo, a caminho do mar, o sentimento do que passa, da beleza que não é só nossa - é um dom da vida em seu lindo e melancólico fluir e refluir constante.


00023yp5 bbcbrasil.com
Vinicius apresenta Helô

Garota de Ipanema diz que ciúme pode ter motivado processo
A musa inspiradora de uma das canções mais tocadas no mundo acha que o ciúme pode ser a razão do processo que pode proibi-la de usar o título Garota de Ipanema.
As famílias dos autores da música, os já falecidos Tom Jobim e Vinicius de Moraes, se uniram na Justiça contra Helô Pinheiro - a mulher que, segundo os próprios autores, inspirou a obra, composta em 1962. "Essa intimação que recebi me deixou desorientada", disse Helô em entrevista à BBC.
"Não tem fundamento. O prédio onde eu moro no Rio se chama Garota de Ipanema. Em todo o Brasil, existem bares e boates com esse nome, e ninguém nunca reclamou. Se eu sou a musa inspiradora da canção, é meu direito usar o título."

Ilustre desconhecida
Conta a lenda, divulgada pelos próprios Tom e Vinicius, que eles se encantaram ao ver aquela adolescente a caminho da praia e fizeram a canção. Surpreendentemente, "Garota de Ipanema" foi um fracasso no Brasil na época do lançamento.
Mas, longe das terras tropicais, a melodia sofisticada e a beleza da letra encantaram os norte americanos. Em 1964, "Garota de Ipanema" ganhou o prêmio Grammy de disco do ano.
Até então, a jovem Heloísa Eneida era uma ilustre desconhecida. Mas várias jovens brasileiras garantiam ser a musa inspiradora da música. Finalmente, em 1965, Tom e Vinicius revelaram quem era a moça que "passava em doce balanço a caminho do mar".
Heloísa, que assumiu o nome artístico de Helô Pinheiro, virou uma celebridade. Foi entrevistada por jornalistas do mundo todo, actuou em novelas, apresentou programas de televisão, fez comerciais, organizou concursos de beleza e publicou sua biografia


0000caga   
Links:
garotadeipanema.com.br|Video1|Video2|Video3

Loja causou polêmica
Depois de mais de 30 anos de fama, o estopim da briga com as famílias dos autores da música parece ter sido uma loja aberta por Helô em S.Paulo. O nome da loja? Garota de Ipanema, é claro.
A viúva de Tom Jobim e os filhos dos dois autores da música acusam Helô de explorar comercialmente a obra e querem que ela pare de usar essa denominação.
"Eles querem me matar", diz. "Mas como vão contar a história da Garota de Ipanema, se eu for apagada dessa história?"
Helô acha que motivos pessoais possam ter motivado o processo, após tanto tempo. "Tom Jobim me pediu em casamento uma vez. Talvez o ciúme da viúva só tenha aflorado agora", afirma.
Procurada pela BBC, a advogada das famílias Jobim e Moraes informou que os autores da acção não falarão sobre o assunto.

Músico "chocado"
O bluesman norte-americano J.J. Jackson vive no Brasil há vinte anos e a canção faz parte de seu repertório. Ele se diz chocado com a polêmica. "Garota de Ipanema é uma obra-prima que lançou a Bossa Nova no mundo todo", diz o músico.
"É óbvio que alguém inspirou aquela canção. Já que os autores disseram que essa moça era a Garota de Ipanema original, ela tem todo o direito de usar o título. Ninguém tem o direito de tirar isso dela", diz Jackson.

publicado por Correcaminhos às 10:32
sinto-me:
tags:
Ah esqueci uma coisa, caso vc não tenha estudado direito''FIA'' a primeira letra de seu nome se escreve com letra maiuscula, mas vc deve ser TÃO INTELIGENTE que nem sabe disso!!!
Hagne a 10 de Fevereiro de 2011 às 15:43
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Outubro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
22
24
25
27
29
30
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários