Blog de Música
28 de Julho de 2009

João Paulo Henriques

João Paulo Henriques obteve o 1º lugar num concurso de guitarra em Leiria
Fonte: Diário de Notícias da Madeira
 
O guitarrista madeirense João Paulo Henriques venceu uma prova integrada no designado 'Festival Internacional de Guitarra de Leiria', que se realizou há alguns dias atrás no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, entidade organizadora da iniciativa.

Um júri constituído pelos professores Mesquita Lopes, Tomás Camacho e Dejan Ivanov considerou João Paulo Henriques (irmão do jovem compositor Nuno Miguel Henriques e filho de Agostinho Henriques, professor de violoncelo no Conservatório/Escola Profissional das Artes da Madeira) o melhor executante do concurso.

Nascido em 1984 na Madeira, João Paulo Henriques iniciou os seus estudos musicais com o pai, estudando violoncelo durante seis anos. Porém, acabou por optar pela mudança de instrumento: aos 12 anos começou a estudar guitarra clássica com Pedro Zamora e Daniel Marchán. Continuou estudos em Portugal continental, na classe do renomado guitarrista croata Dejan Ivanovic, licenciando-se em 2008 na Universidade de Évora.

Em Portugal, apresentou-se em vários recitais a solo e em recitais de música de câmara com flauta, guitarra, piano e percussão. Tocou também na Espanha, Holanda e Bélgica, e frequentou "master classes' com intérpretes e professores como Carlo Marchione, Joaquín Clerch, Darko Petrinjak, Marco Socías, Michalis Kontaxakis, Carmen Maria Ros, Leo Brouwer, Costas Cotsiolis e Hubert Käppel.

Actualmente, está a realizar mestrado no Conservatório de Maastricht, com Carlo Marchione. Em 2005, foi finalista na categoria solo do 'Prémio Jovens Músicos'. Obteve o 3º Prémio na competição internacional 'Guitarmania', em 2007.

O Festival Internacional de Guitarra de Leiria promovido pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes englobou diversas actividades, entre as quais um Concurso Nacional de Guitarra, um Estágio e Encontro Internacional de Ensembles de Guitarra, uma Master Classe e Concurso Internacional de Guitarra e vários concertos, realizando-se ao longo de vários dias. João Paulo Henriques disse ao DIÁRIO que este era um concurso internacional aberto a todas as nacionalidades e a todas as idades, realizado alguns dias depois do concurso nacional.

Do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, informaram-nos porém que, apesar de este ser um concurso internacional com inscrições abertas a cidadãos de outros países, nele não participou nenhum cidadão de outro país: o número de participantes, todos portugueses, foi apenas de sete. De qualquer modo, João Paulo Henriques mostrou-se ao DIÁRIO satisfeito com o resultado obtido, para o qual, considerou, se tinha preparado convenientemente. "Sentia-me bem preparado porque tinha acabado de vir do exame do 1º ano de mestrado". Diz que o seu objectivo é "ser um concertista activo - e, obviamente, também um professor".

 


Caminho do Imperador é uma música de Nuno Henriques.
Player by: MixPod.com

publicado por Correcaminhos às 14:13

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
17
18
21
23
24
25
29
30
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários
subscrever feeds