Blog de Música
08 de Outubro de 2005

Tom Jobim 
Tom Jobim na década de 50
Links: Site Oficial|Clube do Tom|Video1|Video2

GAROTA DE IPANEMA

Letra: Vinicius de Moraes
Música: Tom Jobim
Intérpretes: João Gilberto
Existem mais de duas mil versões registadas


Olha que coisa mais linda mais cheia de graça
É ela a menina que vem e que passa
Num doce balanço caminho do mar
Moça de corpo dourado do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar


Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
E que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse que quando ela passa
O mundo sorrindo se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor
Por causa do amor...


A verdadeira Garota de Ipanema
por Vinicius de Moraes


0001pe40

"Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mas todos a chamam de Helô. Há três anos atrás ela passava, ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, em demanda da praia, e nós a achávamos demais. Do nosso posto de observação, no Veloso, enxugando a nossa cervejinha, Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa. O ar ficava mais volátil como para facilitar-lhe o divino balanço do andar.
E lá ia ela toda linda, a garota de Ipanema, desenvolvendo no percurso a geometria espacial do seu balanceio quase samba, e cuja fórmula teria escapado ao próprio Einstein; seria preciso um António Carlos Jobim para pedir ao piano, em grande e religiosa intimidade, a revelação do seu segredo.
Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica para os ouvintes estrangeiros.
Ela foi e é para nós o paradigma do bruto carioca; a moça dourada, misto de flor e sereia, cheia de luz e de graça mas cuja visão é também triste, pois carrega consigo, a caminho do mar, o sentimento do que passa, da beleza que não é só nossa - é um dom da vida em seu lindo e melancólico fluir e refluir constante.


00023yp5 bbcbrasil.com
Vinicius apresenta Helô

Garota de Ipanema diz que ciúme pode ter motivado processo
A musa inspiradora de uma das canções mais tocadas no mundo acha que o ciúme pode ser a razão do processo que pode proibi-la de usar o título Garota de Ipanema.
As famílias dos autores da música, os já falecidos Tom Jobim e Vinicius de Moraes, se uniram na Justiça contra Helô Pinheiro - a mulher que, segundo os próprios autores, inspirou a obra, composta em 1962. "Essa intimação que recebi me deixou desorientada", disse Helô em entrevista à BBC.
"Não tem fundamento. O prédio onde eu moro no Rio se chama Garota de Ipanema. Em todo o Brasil, existem bares e boates com esse nome, e ninguém nunca reclamou. Se eu sou a musa inspiradora da canção, é meu direito usar o título."

Ilustre desconhecida
Conta a lenda, divulgada pelos próprios Tom e Vinicius, que eles se encantaram ao ver aquela adolescente a caminho da praia e fizeram a canção. Surpreendentemente, "Garota de Ipanema" foi um fracasso no Brasil na época do lançamento.
Mas, longe das terras tropicais, a melodia sofisticada e a beleza da letra encantaram os norte americanos. Em 1964, "Garota de Ipanema" ganhou o prêmio Grammy de disco do ano.
Até então, a jovem Heloísa Eneida era uma ilustre desconhecida. Mas várias jovens brasileiras garantiam ser a musa inspiradora da música. Finalmente, em 1965, Tom e Vinicius revelaram quem era a moça que "passava em doce balanço a caminho do mar".
Heloísa, que assumiu o nome artístico de Helô Pinheiro, virou uma celebridade. Foi entrevistada por jornalistas do mundo todo, actuou em novelas, apresentou programas de televisão, fez comerciais, organizou concursos de beleza e publicou sua biografia


0000caga   
Links:
garotadeipanema.com.br|Video1|Video2|Video3

Loja causou polêmica
Depois de mais de 30 anos de fama, o estopim da briga com as famílias dos autores da música parece ter sido uma loja aberta por Helô em S.Paulo. O nome da loja? Garota de Ipanema, é claro.
A viúva de Tom Jobim e os filhos dos dois autores da música acusam Helô de explorar comercialmente a obra e querem que ela pare de usar essa denominação.
"Eles querem me matar", diz. "Mas como vão contar a história da Garota de Ipanema, se eu for apagada dessa história?"
Helô acha que motivos pessoais possam ter motivado o processo, após tanto tempo. "Tom Jobim me pediu em casamento uma vez. Talvez o ciúme da viúva só tenha aflorado agora", afirma.
Procurada pela BBC, a advogada das famílias Jobim e Moraes informou que os autores da acção não falarão sobre o assunto.

Músico "chocado"
O bluesman norte-americano J.J. Jackson vive no Brasil há vinte anos e a canção faz parte de seu repertório. Ele se diz chocado com a polêmica. "Garota de Ipanema é uma obra-prima que lançou a Bossa Nova no mundo todo", diz o músico.
"É óbvio que alguém inspirou aquela canção. Já que os autores disseram que essa moça era a Garota de Ipanema original, ela tem todo o direito de usar o título. Ninguém tem o direito de tirar isso dela", diz Jackson.

publicado por Correcaminhos às 10:32
sinto-me:
tags:
acho também engraçado aos assuntos diversos que publicas por aqui, também conheço esta historia. então agora sou babosa? já me chamaram muita coisa mas isto nunca...hihihih e já agora que andamos nesta troca de galhardetes também não fiques tu baboso. sofialisboasofialisboa
(http://sofialisboa.blogs.sapo.pt/)
(mailto:sofialisboa@hotmail.com)
Anónimo a 16 de Setembro de 2005 às 10:05
essa musica é linda, sei-a de cor. obrigado por ma lembrares.bjelsita
(http://umaalmaescondida.blogs.sapo.pt/)
(mailto:eelsita@sapo.pt)
Anónimo a 15 de Setembro de 2005 às 12:03
vc ñ sabe o q é música bonita fia, música bonita é restart, cine, hevo 82, justin biber, etc...

essa música é uma das mais bregas q já ouvi em todo o mundo
bruna a 25 de Outubro de 2010 às 13:33
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na verdade é uma euforia passageira.
As criações do passado , á essas sim são músicas pois realmente foram inspiradores e veja por mais que o tempo passe ou tenha passado são inesquecíveis, agora essas que você cita veja daqui a 3 anos provavelmente ninguém se lembrará. Eu sou jovem tenho 20 anos e aprendi a ter um bom gosto para músicas de verdade, músicas que marcam
liz a 9 de Maio de 2014 às 21:35
Olha Bruna se eu fosse vc  eu dobrava  a lingua pra falar desta musica que na minha opnião e na opnião de muita gente inteligente (coisa que vc nunca vai ser) esta musica é linda! e musica de reitar sei lá oque é para pessoas com baixo nivel de capacidade mental, e nunca compare reitar sei lá oque com Garota de Ipanema.E se vc não gosta da musica, oque tá fazendo bem nesse site?
Hagne a 10 de Fevereiro de 2011 às 15:37
Ah esqueci uma coisa, caso vc não tenha estudado direito''FIA'' a primeira letra de seu nome se escreve com letra maiuscula, mas vc deve ser TÃO INTELIGENTE que nem sabe disso!!!
Hagne a 10 de Fevereiro de 2011 às 15:43
Garota de Ipanema é umas das mais belas canções brasileiras que já ouvi, não é em vão que é a segunda canção mais executada no mundo. É uma pena que esta cultura, por sinal muito rica, não seja tão valorizada (quanto deveria). Boa parte dos brasileiros só quer saber das influências dos EUA, considerando as obras dos nossos artistas de menor valor. Um exemplo prático é essa moça chamada Bruna, que infelizmente não sabe respeitar o bom gosto dos outros, lembro a mesma que Garota de Ipanema é bossa nova, não brega, e que os artistas que ela citou fazem parte de uma influência norte-americana que respeita, admira e escuta muito as canções brasileiras, tanto é verdade que Garota de Ipanema fez sucesso, primeiramente nos EUA. Devo ter a idade dela (17 anos), mas nem por isso deixei de desmerecer a cultura do meu país, não sou contra o que ela ouve, mas respeito e gostaria que ela seja educada o bastante para fazer o mesmo.
Wesley Braga Fraga a 20 de Dezembro de 2013 às 14:13
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adorava e adoro música americana, sempre fui do rock Pixies, Husker Du, Nirvana, NOFX, Penywise… Sou compositor também.

Agora depois de velho é que estou conhecendo a musica brasileira, Tom Jobim, Sérgio Mendes, Jorge Ben, João Gilberto, Vinícius de Moraes.. quanto tempo perdido, deveria ter dado valor mais cedo à nossa música.

Garota de Ipanema tem uma estrutura pouco convencional de acordes, obra de gênio, coisa que tento agora fazer com as minhas próprias composições.

Com a qualidade da nossa música brasileira, ficar copiando ou pagando pau pra gringo é, meus amigos, coisa de otário.

Joguem fora os discos do Paramore e da Britney Spears, joguem NX Zero, Restart e derivados no lixo, comecem a ouvir mais Tom Jobim e João Gilberto antes que o tempo de vocês acabe, este é o conselho do tio.

E família Jobim: deixa a Helô ser a Garota de Ipanema porra! Se os autores reconhecem que foi ela a inspiração, que mesquinharia! Garanto que o autor da música ia gostar que a sua musa inspiradora colhesse os frutos da homenagem. Vocês não criaram nada, seus mesquinhos, vão trabalhar ao invés de viver às custas do falecido.

Falou, vou tocar garota de ipanema agora no violão com uma pegada de blues, vivendo e aprendendo...
Felipe a 23 de Julho de 2014 às 23:21
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Outubro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
22
24
25
27
29
30
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários