Blog de Música
31 de Dezembro de 2012

Ao fim da tarde do dia 31 de Dezembro de 2012, pelas 19h15, realizou-se um concerto inédito na baía do Funchal. Aproveitando a presença dos navios de cruzeiro, que escalaram o Porto do Funchal para assistir ao fogo de artifício do fim-de-ano, Francisco Loreto, professor de Acústica e ATC no Conservatório, escreveu uma peça musical em que os instrumentos são os apitos dos navios que aderiram a esta iniciativa.

publicado por Correcaminhos às 20:48
Sinceramente não gostei e vou dizer porquê: sendo que as 150 mil pessoas que estavam na cidade foram obrigadas a ouvir, quer quisessem ou não, o perfil da peça não deveria ser clássico ou erudito, mais parecia um concerto catastrófico para Tubas, deveria ter, isso sim, um perfil popular e nunca mais de 3 minutos. Nestes moldes desconfio que os comandantes dos navios queiram entrar noutra, e é pena porque a ideia à partida era interessante.
Ferdinando a 1 de Janeiro de 2013 às 14:19
Esclarecimento ainda a propósito do Concerto de Apitos da noite de fim de ano:
«Sinfonia» é um género de peça musical que surgiu a meados do sec. XVII para abrir ou iniciar um evento (concerto, opera, missa, baile, comemoração, etc). O que os apitos dos navios tocaram foi para todos os efeitos uma «Sinfonia» para abrir e iniciar a Grande Noite de Fim do Ano, aproveitando os navios que fazem parte integrante deste cartaz. Se alguém estava à espera de ouvir o Bailinho da Madeira ou o Hino da Alegria de Beethoven, lamento as suas expectativas terem sido defraudadas. Infelizmente o final da sinfonia não correu como estava planeado, devido a falhas técnicas não previstas de comunicação de rádio entre mim e os músicos nos navios, tendo final apoteótico previsto na partitura que escrevi não ter resultado... paciência, a música é isso mesmo, um mero momento que não volta mais. Também ficamos a saber que ouve-se melhor todos os navios estando um pouco mais ao longe... isto e outras ilações agora se pode constatar porque, enfim, houve uma primeira vez.
Grato a todos aqueles que colaboraram nesta loucura, tal como eu, de forma totalmente graciosa. O objectivo era ajudar a promover a Madeira, se não conseguimos, pelo menos tentamos e fizemos qualquer coisa em vez de só dizer mal. VOTOS DE FELIZ 2013!
Francisco Loreto a 2 de Janeiro de 2013 às 20:48
Bravo Prof. Loreto, foi maravilhoso, gostei muito!...
Ivone a 1 de Janeiro de 2013 às 14:21
Não concordo com a crítica aqui feita, do lugar que eu ouvi, pareceu-me bem, só foi pena o Queen Victoria estar muito afastado.
Vladimir a 1 de Janeiro de 2013 às 14:27
Estive a ouvir de novo e lembrei-me da música que o John Williams fez para o filme 'Close Encounters of the Third Kind' de Steven Spielberg: Dó-Sol, Ré-Mi-Dó (uma frase melódica muito simples e curta)
Celestino a 2 de Janeiro de 2013 às 22:20
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
14
15
17
19
22
24
25
26
27
28
29
30
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários