Blog de Música
06 de Maio de 2006

 Fonte:Diário
Vítor Sardinha

Região tem apenas um violeiro madeirense

O alerta partiu do músico Vítor Sardinha que ontem lançou o álbum Águas Mansas

Chama-se Carlos Jorge Rodrigues e, neste momento, é o único violeiro madeirense em actividade na Região Autónoma da Madeira, um dado preocupante que indica que, se nada for feito em contrário, está em vias de extinção a ancestral arte do fabrico dos tradicionais cordofones madeirenses como o rajão ou a viola madeirense.

O alerta partiu do conhecido músico e professor Vítor Sardinha (na foto), ontem, no decorrer da apresentação do seu novo álbum, intitulado "Águas Mansas", cuja edição é da responsabilidade da Comissão Funchal 500 Anos, um evento inserido no programa comemorativo da efeméride em 2006. Quem se mostrou preocupado com o alerta foi Virgílio Pereira, presidente da Comissão, que prontamente lançou a ideia, isto na presença do vereador da Câmara do Funchal, Pedro Calado, de se realizar uma reunião de congregação de esforços que envolvesse o referido fabricante de instrumentos tradicionais, a "Funchal 500 Anos" e ainda a autarquia do Funchal. Uma reunião que ficou marcada para breve.

Sobre o novo trabalho de Vítor Sardinha, cujo projecto teve início em 1998, podemos dizer, segundo explicou o músico, que se trata de um álbum que recupera para o século XXI um repertório de composições para rajão e viola madeirense, aproximando os referidos instrumentos de outras linguagens e semântica musical. Outro dos objectivos da obra, além de incentivar outros intérpretes à produção musical, foi aproximar a Madeira, os seus músicos e práticas de outras latitudes e sonoridades.

No decorrer da apresentação, durante a qual os jornalistas puderam ouvir tocar Vítor Sardinha, foi ainda referido, a título de curiosidade, que o ukelele (instrumento nacional do Havai) foi criado naquele país por violeiros madeirenses, no século XIX, inspirado no tradicional cordofone madeirense.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição de 06 de Maio de 2006  

Machete, Rajão e Viola 
Machete, Rajão e Viola, instrumentos tradicionais madeirenses, sobre os quais pode pedir mais informações na Associação Xarabanda - Travessa das Capuchinhas, 4 - Funchal

publicado por Correcaminhos às 11:55
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
21
22
24
30
31
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários