Blog de Música
30 de Junho de 2009


Foto: DN Texto: JM

Carla Sousa está a fazer uma tese de Mestrado que versa sobre os Cordofones Tradicionais da Madeira, tema inicialmente recusado pela Royal Northern College Of Music (Reino Unido), mas pela consistência das ideias apresentadas, acabou por ser aceite. Por outro lado, a flautista madeirense tem, na agenda (Julho), cerca de 60 concertos em Itália e uma actuação no festival de Jazz de Manchester.  

O Royal Northern College of Music acabou por autorizar que a tese de mestrado da flautista madeirense Carla Sousa versasse sobre os Cordofones Tradicionais das Região Autónoma da Madeira.
Por norma, esta escola britânica não aceita temas de dissertação na área da etnomusicologia de outros países, visto não possuir, no seu meio académico, um etnomusicólogo que possa orientar as teses.
Neste âmbito, inicialmente o tema (“Cordones Tradicionais das Ilhas da Madeira”) escolhido por Carla Sousa foi recusado, pois o Royal Northern College of Music alegou que não poderia fornecer-lhe o apoio necessário.
Mas, após Carla Sousa apresentar devidamente as ideias e objectivos do trabalho, este mereceu o apoio de Kris Worsley, orientador da tese, permitindo que os cordofones (braguinha, viola de arame, viola madeirense e rajão) sejam objecto de estudo no Reino Unido, um país muito conservador e defensor dos conteúdos anglo-saxónicos.
Recorde-se que o Royal Northern College of Music atribuiu a Carla Sousa uma Bolsa de Mérito para a conclusão do seu Mestrado (licenciou-se com 20 valores).
Além deste trabalho, a jovem flautista, que faz parte do grupo de música tradicional da Camacha Encontros da Eira e do quinteto de Sopros britânico Souza Winds, vai participar em cerca de 60 concertos em Toscânia, norte de Itália, no próximo mês de Julho. Tem ainda na agenda, para 26 de Julho, uma actuação no festival de Jazz de Manchester, no qual o Souza Winds interpretará músicas com arranjos do contrabaixista Matt Owens.

publicado por Correcaminhos às 13:12
De facto, uma flautista fazer um mestrado em cordofones é um pouco estranho. Aliás, não é de admirar que tenham recusado o trabalho de investigação.Tese é o que se chamava antes de Bolonha estar em práctica. Nada tem a haver com conservadorismo do país. Nesse aspecto são até muito mais abertos que Portugal.

Ainda assim, trabalho de investigação e recital final têm de estar relacionados. Será que ela vai tocar algum instrumento de cordas? É um pouco estranho acabarem por aceitar o projecto. Ainda assim boa sorte.

Deixo apenas uma nota de referência ao estranho trabalho do DN. Temos músicos madeirenses a acabar teses de doutoramento e mestrado em vários países europeus e até nos EUA e já deverá ser a 10ª vez seguida que aparece esta flautista.
Não ponho em causa as suas qualidades, mas segundo sei há mais músicos na região.

Saudações
Scherzan a 30 de Junho de 2009 às 14:32
Olá Scherzan, a falar é que a gente se entende. A foto é do Diário mas o texto é do Jornal. Há pessoas que gostam muito da Carla e que enviam notícias para os orgãos de comunicação social e eles depois publicam se quiserem. Eu próprio não conheço os madeirenses que estão no estrangeiro a estudar à excepção do João Luís que é guitarrista. Se eu receber fotos e notícias, e achar que é oportuno publicar, fá-lo-ei com muito gosto e penso que o Diário e o Jornal também. Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.
Olá viva.
Não estou nem um pouco a criticá-lo pelo post que fez. Peço desculpa se me fiz entender mal. Acho que tem um blog muito bom que valoriza a cultura na região.
A crítica vai para os jornais regionais, que, mais do que lhes mandarem as informações sobre pessoas e eventos, têm de partir para jornalismo de investigação e procura. Isso sim, é jornalismo. Porque publicar textos qualquer um sabe fazer. Sei que o jornalismo cultural na região é practicamente nulo e de má qualidade pelo que não vou exigir nada da parte deles. Apenas aborrece ver 15 vezes por ano sempre a mesma cara quando se sabe que outros estão num patamar até mais alto e nem uma palavra sobre eles.

Saudações
scherzan está corretissimo...abraços a todos
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
28
29
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários