Blog de Música
08 de Junho de 2009

Neste video podemos ver Tony Cruz interpretando Hello Dolly, numa homenagem no Teatro Municipal do Funchal.
Este ano, Tony Cruz voltará a ser homenageado no X Funchal Jazz que irá decorrer no Parque de Santa Catarina nos dias 2-3-4 de Julho de 2009, conforme nos dá conta o Diário de Notícias da Madeira, na sua edição de 8 de Junho.
Links: Site Oficial do Funchal Jazz | Diário de Notícias da Madeira

Resumo Biográfico
António Máximo Cruz, nascido a 11 de Maio de 1936 na Freguesia de Santa Luzia, começou a carreira artística em Câmara de Lobos, no 'Riba-Mar'. Já mais tarde no 'Hotel Savoy', onde, assiduamente, actuou durante 45 anos, Tony Cruz interpretava para os turistas composições da época (1958) e de Nat King Cole, músico e cantor americano por quem tinha grande admiração.

Elogiado pelo público de diversas nacionalidades Tony Cruz seria, posteriormente, convidado a actuar na Austrália, Inglaterra, Alemanha, Suécia e Venezuela, países onde, a exemplo de Max e Gabriel Cardoso (também de saudosa memória), prestigiou a Região. E, ao que consta, foi por diversas vezes convidado a fixar-se no estrangeiro. No seu percurso artístico o cantor, cuja carreira está pormenorizada no livro 'Noites da Madeira' de Vítor Sardinha e Rui Camacho, gravou dois LPs (discos de 33 rotações) oito singles e ainda o CD 'Madeira Sunshine', lançado a 28 de Agosto de 2001 numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Hotel Savoy. Já antes (1989), o Governo Regional prestou-lhe uma homenagem no Teatro Municipal Baltazar Dias. E mais tarde atribuiu-lhe a 'Estrelícia Dourada' pelo reconhecimento do trabalho realizado no exterior na promoção da Região Autónoma da Madeira.

João Carlos Abreu, na altura secretário regional do Turismo e Cultura, na cerimónia de apresentação de 'Madeira Sunshine', destacou que "a família, a música e a Madeira" eram os três vectores que, no seu entender, "regiam a personalidade humana e artística de Tony Cruz".

O falecimento do cantor e músico, aos 68 anos, aconteceu no dia 4 de Junho no Hospital Cruz de Carvalho.

publicado por Correcaminhos às 16:20
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
28
29
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários