Blog de Música
05 de Junho de 2009

Rumores de la caleta, de Isaac Albéniz no Teatro Municipal do Funchal, Junho de 2009.
Links:
Site Oficial

José Manuel Dapena, Guitarrista Clássico Espanhol, actuou no dia 5 de Junho de 2009, no Teatro Municipal do Funchal, no âmbito do XXX Festival de Música da Madeira, com o seguinte Programa:

I Parte
Platero e Eu
Juan Ramón Jiménez (1881 - 1958)
José Manuel Dapena, violão
Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968)
Platero
Angelus
A primavera
Idilio de Novembro
Andorinha
A ninadora
O canarino voa

II Parte
100th Anniversary
Isaac Albéniz (1860 - 1909)
Rumores de la caleta
Evocación
Asturias
Granada
El puerto
Mallorca
Sevilla

"...É um excelente músico, que consegue um som forte e arrebatador, possui uma técnica ágil e tem a capacidade de levar a magia ao fraseio musical" (David Russell)

Resumo Biográfico:
José Manuel Dapena estudou guitarra clássica com David Russell, que muito o marcou na sua concepção do instrumento.
David Russell descreveu o seu aluno como "um músico excelente, de som forte e caloroso, com agilidade técnica e a capacidade de trazer magia às frases musicais". Dapena estudou ainda com Manuel Barrueco no Peabody Conservatory em Baltimore, Maryland.
A revista alemã Staccato refere-se a José Manuel Dapena como um mestre espanhol da guitarra que nos guia com grande musicalidade, confiança e transparência pela sua música.
A revista Classical Guitar referiu-se à sua estreia em Inglaterra como "um concerto memorável onde o guitarrista exibiu um domínio e apetrechamento técnico de grande amplitude, uma técnica muito segura ao serviço das emoções delicadas, um belo som e capacidades interpretativas imaginativas".
O repertório de José Manuel Dapena é especialmente amplo, abarcando obras como as transcrições de Bach e de outros compositores de música antiga até às obras dos nossos dias.
Dapena nutre também grande interesse na apresentação de programas de concerto monográficos. Neste campo o seu último recital reuniu as sonatas completas de Fernando Sor e as obras completas para guitarra de Joaquin Turina, juntando-se assim à comemoração do 50º aniversário da morte deste compositor.
José Luís Turina, neto do grande compositor e também ele músico, comenta o enorme background musical de Dapena como suporte da sua brilhante carreira profissional.
José Manuel Dapena gravou para a Musiclas International o seu primeiro CD - Recanto Mágico - Música Espanhola de Joaquin Turina, em manuscritos originais.
A experiência internacional de José Manuel Dapena é muito vasta, tendo tocado em locais como o Leaking Hall em Baltimore, Henegar Arts Center em Melbourne, Johannesgasse Konzertsaal em Viena (Áustria), Atrium de Chaville em Paris, Instituto Cervantes em Lyon, entre muitos outros.
Dapena foi radiodifundido em numerosas estações de rádio na Europa e nos Estados Unidos.
Foi entrevistado em Londres pela revista Classical Guitar e em Tokyo pela Gendai Guitar.
Em 2006, coroando a sexta digressão nos Estados Unidos, a quinta digressão na Europa e a segunda no Japão, Dapena fez a sua primeira digressão mundial. Ele apresentou um repertório dos anos 1936 a 1939 de António José, Joaquin Turina e Joaquin Rodrigo.
Este programa foi concebido em memória da Guerra Civil Espanhola, por ocasião do seu 70º aniversário, e apresentado em Nova Iorque, Londres e Tóquio.
A temporada de 2008/2009 incluiu a sua apresentação em Miami, Kiev, Madeira e no Festival de Guitarra de Banguecoque.

publicado por Correcaminhos às 14:59
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
28
29
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários