Blog de Música
02 de Janeiro de 2009


A Orquestra Clássica da Madeira começou 2009 em grande.
Os muitos aplausos obrigaram a vários agradecimentos ao longo da noite.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira

São poucas as ocasiões em que se vê o Centro de Congressos tão cheio como aconteceu ontem. O concerto de Ano Novo da Orquestra Clássica da Madeira lotou por completo os cerca de 600 lugares do auditório e ainda as dezenas de cadeiras que a organização improvisou. Mesmo assim, houve disputas por um lugar para se sentar.

Com um reportório dedicado, como vem sendo tradição, à família Strauss, o espectáculo - porque foi muito mais do que apenas música - conquistou os residentes e turistas que aproveitaram para começar o ano novo ao lado da OCM. Na plateia, destaque para algumas caras conhecidas da sociedade madeirense e ainda para a presença de muitas crianças que marcaram presença e ajudaram à festa. Para além dos votos de bom ano nas várias línguas dos músicos que integram a formação, houve palmas e assobios, coros, piadas e uma muito aplaudida actuação de quase quarenta músicos da Orquestra Clássica e dos doze instrumentistas convidados para a ocasião.

O programa contemplou seis polkas, entre elas a 'Pizzicatto Polka', tocada apenas com os dedos nos instrumentos de cordas e que proporcionou um dos melhores momentos da noite. O clássico 'An der Schönen Blauen Donau' ('Danúbio Azul'), uma das valsas mais conhecidas do compositor Johann Strauss foi bastante apreciada, juntamente com a também conhecida do público em geral 'Die Fledermaus' ('O Morcego').

O programa terminava com a 'Radetzky March', mas um regresso ao palco para o 'encore' deu aos presentes oportunidade de ouvir 'Im Krapfenwaldl' e de um outro momento divertido com direito a 'Pantera cor-de-rosa' e muitos outros animais, que se 'soltaram' num momento em que a sala ficou ao escuro.

Rui Massena, o maestro titular e director artístico que ontem conduziu o Concerto de Ano Novo, tem tido o mérito de aproximar o público da Orquestra Clássica da Madeira e de mostrar que a música clássica pode ser acessível a todos e mesmo divertida, dependendo do programa e da interpretação.

publicado por Correcaminhos às 12:34
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
28
29
30
31
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários