Blog de Música
24 de Junho de 2008

Egídio Freitas

Senhora do Monte

 

Cláudia Manuel

Barco Negro 

 

Bruno Marote

Nossa Senhora

 

Sofia Ferreira

Que Deus me perdoe 

 

Ricardo Miguel

Se ao menos houvesse um dia

 

Sílvia Silva

A Chuva

publicado por Correcaminhos às 12:57
A cantora Sílvia tem um aparelho vocal deveras prometedor. Todavia considero que ( ainda ) não o sabe aproveitar. Lamento que tenha copiado as interpretações da Fadista Mariza, sem ter colocado nada de si nas suas escolhas musicais.
Susana a 30 de Julho de 2008 às 14:48
Apreciei imenso as prestações daqueles que considero realmente fadistas: Ricardo Freitas, Bruno Marote e Egídio Freitas. Considero que a cantira Sofia está a dar bons primeiros passos neste estilo tão particular: o Fado.
Susana a 30 de Julho de 2008 às 14:52
Assisti a algumas eliminatorias deste concurso; desde ja congratulo a iniciativa.
Em relaçao a final penso k os concorrentes dignos de um concurso de fado foram Ricardo Miguel, Sofia Ferreira, Bruno Marote e Egidio Freitas. Em relaçao aos outros concorrentes, faltou-lhes garra, sentimento e vivências fadistas.
Espero k ganhe o melhor fadista!
Maria a 31 de Julho de 2008 às 01:11
Devo dizer que fiquei sem saber que concurso foi este. De fado?
Decerto que não. Se assim foi,creio ter sido descredibilizante para o Fado, para o Concurso em si, para o júri e para o espaço comercial que albergou o concurso.

Prémios: ficou um fadista em terceiro ( Bruno ), 2 cantoras nos primeiros lugares ( Silvia e Sofia ) sendo que a primeira mostra, a meu ver, total desconhecimento da métrica, da técnica, do estilo e da essência do Fado ( Silvia ). Ficaram dois fadistas de fora ( Ricardo e Egídio ).
Susana a 4 de Agosto de 2008 às 13:53
concordo plenamente com a vitoria alcançada pela Sílvia silva, pois sem duvida que a rapariga canta e encanta...alem demais não tem experiência como cantora e demonstra grande estilo em palco e tem uma voz digna de muito mérito .estive presente em todas as eliminatórias e final, e digo que muitos dos artistas PRESENTES NÃO CANTAM FADO, TENTAM E ELA SIMPLESMENTE CANTA.. SÍLVIA SILVA CONTINUA ACREDITO QUE TENS MUITO FUTURO SEJA COMO Fadista, ou simplesmente cantora de vários géneros musicais, pois tens uma bela voz e uma grande carreira pela frente...muitos parabéns e continua...
catia a 23 de Abril de 2009 às 18:26
Cantora, sim, excelente voz. Imitadora da Mariza, totalmente! Fadista, indubitavelmente não.
Anónimo a 2 de Maio de 2009 às 21:33
É decerto uma opinião de quem nada percebe de FADO. Concerteza uma cantora com grandes dotes vocais. Pelo que me apercebi, desafinava muito e não reunia as características indispensáveis para captar as atenções do júri como captou. Parto do princípio que tudo não passou de um programa de animação nocturna, com benefícios explícitos para o espaço comercial. Com toda a franqueza,o FADO ficou mais uma vez a perder.
José Ferreira a 2 de Maio de 2009 às 21:59
simplesmente percebo e estou ligada ao fado a nível nacional...e trabalho a muitos anos com fadistas...as criticas são todas aceites, mas quando criticamos devemos de nos saber expressar e argumentar...quanto a Sílvia silva ,continua acredito que o teu nome será conhecido mais cedo do que imaginas...esperamos por ti...forca e muita garra.
catia a 3 de Maio de 2009 às 13:45
Srª D. Cátia

Faço meus os seus votos de sucesso da " rapariga " que canta e encanta".
Mas devo concordar com os restantes intervenientes. E mais... Enquanto se promover a falta de humildade por parte da juventude e a vontade de copiar os seus ídolos e não de descobrir a sua própria interpretação e o seu próprio lugar no Fado ou qualquer outro estilo que escolha, mesmo tendo a sorte de ser detentora de um excelente aparelho vocal não irá longe... A não ser que queira fazer parte da equipa de palco da melhor VOZ que conheço: O GRANDE IMITADOR FERNANDO PEREIRA ( mesmo assim alguém deveria ensinar à rapariga Sílvia Silva a métrica e afinação imprescindíveis, se não ele não a receberia concerteza ). De qualquer maneira muitos votos de sucesso, de humildade perante si própria e perante os colegas, e que se rodeie de amigos e artistas que tenham a coragem e a amizade suficientemente marcadas para lhe dizerem algo que a faça realmente mudar e crescer musicalmente, e não estancar na presente tentativa de imitação da voz, da interpretação, dos gestos e postura da consagrada fadista MARIZA. Muita sorte e que venha a representar bem o nome da Madeira e de Portugal no Universo! Bem hajam!
José Ferreira a 3 de Maio de 2009 às 15:55
são por existir pessoas assim que Portugal nunca se desenvolve...concordo plenamente que a rapariga precisa de ter métrica e</a> de descobrir a sua própria maneira de cantar, enfim que deve de encontrar a sua maneira pessoal, e dar mais um pouco de sim, de por algo pessoal nas musicas de Marisa ...o que me desilude pessoalmente e que quando não e um dos nossos a ganhar, seja um colega ,familiar , criticamos sempre os outros.. não se esqueça que a Sílvia esta a dar ainda os primeiros passos no fado, que meramente nunca esteve ligada a este género musical, e que nunca frequentou nenhuma escola onde pudesse desenvolver a sua métrica .a sua única escola foi em casa, em concursos de karaoke, onde cantava por puro divertimento, enquanto muitos presentes no concurso estão ligados ao fado, e mesmo assim demonstram grandes dificuldades em cantar o dito fado...nos nunca devemos de criticar os outros ,mas sim ajudar, elogiar e faze-los crescer como pessoas, tanto a nível pessoal como musical...e isto e como tantas outras coisas na vida, quem não gosta não ouve...haja respeito, e pouca ousadia...
Da minha parte não mais darei a minha opinião sobre questões passadas e bem passadas e que pelos vistos nem parecem merecer que nos dignemos a falar sobre, pela falta de compreensão e de interesse em "ouvir" críticas SÉRIAS para que se possa aprender com os erros.
De qualquer maneira tenho alguma curiosidade, admito, em saber que concorrentes participantes nesse evento estiveram em escolas de Fado ou qualquer escola de Música ou sequer aulas particulares a aprender a cantar afinado/ a cantar segundo a métrica da música que escolhem/ a ter criatividade/ a ter conhecimento histórico. Ou mais... Que outros concorrentes cantam profissionalmente este ou qualquer outro género musical?
Quem são afinal esses concorrentes que andaram em escolas de Fado? Sinceramente, desconheço. Nem tão pouco conheço figuras importantíssimas a nível nacional e até histórico que tenham tido aulas de Música: Fado, Jazz, Ópera ou o que seja... Andaram Alfredo Marceneiro, Amália, Max, João Ferreira Rosa, Lucília do Carmo, Fernando Maurício, Fernando Farinha, Berta Cardoso, Camané, Carlos do Carmo, João Braga, etc, etc, etc, etc... em escolas de Fado? Que saiba, estas grandes referências de Fado, de Inovação, de Criatividade, nas suas épocas , o não fizeram. E se o fizessem não teriam perdido nada com isso. Nem é essa a questão. Cantar Fado é um Estado de Alma, uma Cultura, uma Vivência que não se aprende senão na Escola da Vida, mesmo que seja no Karaoke. Se souberem "música" vindos de escolas de Jazz ou outros, tanto melhor. O contrário é que não é válido: Fado sem o carisma - pessoal e intransmíssivel - aquele ADN fadístico que difere um fadista do outro ou de um qualquer outro cantor é que é inegavelmente necessário, a frequência de escolas não. A frequência de aulas seria uma mais-valia, não uma necessidade.
Mais ainda, recomendo que quem quiser ver as suas opções e opiniões respeitadas, respeite os outros: quer sejam colegas, familiares ou meros espectadores e verdadeiros amantes de Fado e não amantes de Protagonismo e exacerbação dos egos. Tal como não é necessário ser "doutor" de música para ser fadista ou sequer cantor de Rock, Jazz, Folclore, etc... Também não é preciso sê-lo para ter o direito a uma opinião como ouvinte de determinadas interpretações, como nesse concurso. Nem tão pouco é preciso trabalhar com fadistas nacionais há muitos anos para saber que as críticas que se fazem são genuínas e bem fundamentadas e sem quaquer restício de maldade, inveja ou ignorância, como insinuado.
Voltando à artista em questão, renovo os meus SINCEROS VOTOS de que se rodeie de pessoas que lhe façam verdadeiramente bem , que a saibam encaminhar e ajudar no seu crescimento musical, com crítica construtiva do seu trabalho e do trabalho dos outros. Justiça acima de tudo e Verdade! É o que desejo para mim, para os meus e para os outros, mesmo quem se me oponha em opiniões. E faço votos igualmente que a menina Sílvia Silva procure outras referências musicais e que não se fique só por encontrar o seu próprio caminho de interpretação de músicas de Mariza. Repito que acho que tem uma excelente voz. Que Deus a ajude a saber aproveitá-la e rentabilizá-la da melhor forma.
Ao contrário do que a Exa Sra D. Cátia insinua sobre os demais e maioritários intervenientes neste espaço do blog, por mim falo: defendo a imparcialidade: Amizades e "Negócios" à parte! Pelo que escrevi e li dos restantes, as críticas ao Concurso em Si, ao júri e à vencedora escolhida foram bem argumentadas, são claras e bem definidas... Concorde ou não!
Afinal não posso acreditar que nós.. os " ignorantes" de música e de fado e vós.. os doutores de música e de Fado que trabalham há tanto tempo em Música e em Fado não saibam o que é cantar em desafinação e fora de tempo... Os músicos que acompanharam decerto terão tido essa noção, bem como os três músicos presentes no júri. Factos são inegáveis... Ouçam-se os vídeos então, presentes neste blog... E compare-se segundo estes critérios: afinação e métrica... Mesmo sem falar em imitação. Só segundo esses dois critérios.
Agradeço ao blog a oportunidade de expressão de opiniões tão diversas.
Bem hajam!
José Ferreira a 4 de Maio de 2009 às 20:30
forca silvia silva,cantas muito bem...nao te deixes ir abaixo,as criticas fazem-nos crescer.muitos parabens pela bela voz tens muito futuro.
carlos a 6 de Maio de 2009 às 01:20
enquanto existir pessoas que só sabem criticar, existiram imensos cantores com futuro mas sem trabalho. Claro que a rapariga canta bem, imite ou não a marisa, o que importa e que tem uma boa voz e que sinceramente só tem que praticar MAIS ...devemos e em nos preocupar em ajudar pessoas com talento a crescer a nível profissional, e sem duvida ter orgulho de ver a juventude a cantar fado não te conheço como pessoa, mas vejo muito talento em ti, seja a cantar o que for. Adorei ver-te no espectáculo de solidariedade e se não sabes cantar então todas as pessoas que te aplaudiram não percebem mesmo nada de musica. Muitos parabéns Sílvia silva e muito futuro.
andre a 8 de Maio de 2009 às 19:38
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
26
29
30
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários