Blog de Música
13 de Setembro de 2005

00008r95 

Entrevista concedida a www.bbc.co.uk

Paixão oculta

"É uma música (bossa nova) muito controlada. É calma, tem piano e a paixão está toda escondida. É como um oceano, quase sem ondas, mas com muita coisa acontecendo debaixo d'água", afirma.

No entender de Sakamoto, é essa "paixão escondida" que explica o sucesso da bossa nova no Japão. "Os japoneses gostam desse controle e dessa paixão oculta", diz o compositor.

Jacques Morelenbaum endossa a definição do colega japonês. "É curioso, porque Tom Jobim costumava dizer, justamente, que bossa nova é 'euforia controlada'. Ela trata do amor, da paixão, mas sempre de uma maneira delicada", diz. No entender de Morelenbaum, o romantismo e a delicadeza da bossa nova são capazes de cativar todo mundo. "Deve ser essa uma das grandes razões que a tornaram uma música universal. Já ouvi Wave na China. Já toquei na Eslovênia e as pessoas cantaram Chega de Saudade, já estive na Estônia e ouvi Garota de Ipanema", conta.

Além de cruzar fronteiras, a bossa nova já vem promovendo a sua invasão mundial há vários anos, como conta o próprio Sakamoto. "Meu primeiro contacto com a bossa nova e a música de Jobim aconteceu quando eu tinha 11 ou 12 anos e estava tendo lições de piano. A música de Jobim era muito diferente de tudo que conhecia, como Bach, Beethoveen e até os Beatles. Foi também nessa época que conheci Debussy e Ravel. Desde então, Debussy, Ravel e Tom Jobim são, para mim, parte da mesma família." Debussy, por exemplo, era o compositor favorito de Tom Jobim e é "obviamente", como ele diz, também o predileto de Sakamoto. "Nós dois gostamos muito dos impressionistas franceses", comenta.

publicado por Correcaminhos às 12:08
sinto-me:
tags:
tens razão, há dias assim, em que perdemos a paciencia e apenas dizemos aquilo que sentimos, sem filtros. nestas coisas da net, isso acontece e muito. podes sempre apagar o meu comentário, certo? continuarei a vir aqui, e sempre a encontrar coisas boas para ler. sofialisboasofialisboa
(http://sofialisboa.blogs.sapo.pt/)
(mailto:sofialisboa@hotmail.com)
Anónimo a 14 de Setembro de 2005 às 10:33
ois claro k t xpliko, mas axo k é melhor tentares adicionar m no msn pa podermos fazer isso juntas e ver, em tempo real s resultou ou nao pork por mensagem é 1 pouco complicado... o meu contacto é: sonia.fgc@hotmail.com... beijinhos e adorei o teu blog, ta mt kido, kd pxisares d alguma coisa...é so dizer... bisous...keep on dreamin'...sonia
(http://morrigan.blogs.sapo.pt)
(mailto:sonia.fgc@hotmail.com)
Anónimo a 13 de Setembro de 2005 às 15:37
Como é que tu sabes tanta coisa?! só pode ser paixão pela música. bjelsita
(http://umaalmaescondida.blogs.sapo.pt/)
(mailto:eelsita@sapo.pt)
Anónimo a 13 de Setembro de 2005 às 14:08
Adoro a Bossa Nva e os impressionista. e adorei a tua visita em minha Casa.
volte sempre.

te beijoNefertari
(http://www.casadecontos.blogger.com.br)
(mailto:taismorais@hotmail.com)
Anónimo a 13 de Setembro de 2005 às 13:45
Pesquisa no Blog
 
Quem Somos
CORRECAMINHOS
Blog de Música
email: correcaminhos@sapo.pt
criado em 12 de Julho de 2005
Funchal, Madeira, PORTUGAL
Setembro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
últ. comentários
Tracey Ullman, no ano de 1984.
Tive uma banda de punk rock na adolescência, adora...
Ei! Preste atenção, o que você diz ser música na v...
Boa noite, o meu filho participou no casting de Ma...
Há muitos países na Eurovisão que nem sabem que Po...
Posts mais comentados
8 comentários
8 comentários
6 comentários
6 comentários